DOI: 10.5281/zenodo.13825677

 

Luan Inácio da Silva

Licenciado em Educação Física e Especialista em Educação Física Escolar pela ASCES-UNITA, Especialista em Educação Física e Psicomotricidade pela Unopar e Graduando em Pedagogia na UFPE Caruaru

 Email: luan.edf.silva@gmail.com

 

Matheus Henrique Maciel

Professor de Educação Física. Licenciado em Educação Fisica (ASCES-UNITA), Especiliasta em Educação Fisica Escolar. Email: matheushenrique_7@hotmail.com

 

Luiz Gustavo dos Santos Nascimento

Professor de Educação Física. Licenciado em Educação Física (ASCES-UNITA), Especialista em Educação Física Escolar. Email: gustavobagage@hotmail.com

 

Rafael Guimarães Silva 

Licenciado em Educação física e Especialista em Educação física Escolar pela ASCES-UNITA, Bacharel em Educação física e Especialista em Educação física Escolar pela UNOPAR. E-mail: rafael__guimaraes07@hotmail.com

 

Eidy Keely Rodrigues da Mota Silveira

Licenciada em Educação Física (Universidade Federal Rural de Pernambuco-UFRPE), Especialista em Educação Física Escolar pela Faculdade Iguaçu, Especialista em Educação com ênfase em Gestão, Coordenação e Inspeção Escolar pela Famart. Complementação pedagógica em Ciências da Natureza Plena pela FASESP. E-mail: eidykeelyr@gmail.com

 

RESUMO

Introdução: As lutas enquanto conteúdo curricular nas aulas de Educação Física deve ser compreendida como uma forma que trabalhe todos seus componentes, tendo em vista valores filosóficos, culturais além de seus princípios que podem vim ajudar na formação do cidadão, bem como pela sua natureza disciplinar que se coloca como autocontrole e respeito ao outro. Objetivo: Discutir como a nova Base Nacional Curricular Comum – BNCC entende o trabalho com atividades de lutas no currículo de Educação Física e de que forma  está sendo trabalhado ou não este conteúdo nas escolas participantes do PIBID/ASCES-UNITA em Caruaru-PE. Metodologia: O trabalho tem como eixo metodológico um estudo explicativo transversal, utilizando-se questionários aplicados a cinco professores de Educação Física de escolas municipais atendidas pelo PIBID/ASCES-UNITA. O trabalho foi realizado entre setembro de 2017 e novembro de 2018. Os dados coletados foram classificados e analisados. Resultados e Discussão: Ficou constatado, a partir da análise dos dados coletados, que existem na rede municipal de ensino dificuldades de infraestrutura, ao mesmo tempo que há uma resistência pedagógica em não aceitação das lutas no conteúdo curricular. Considerações Finais: Conclui-se que as lutas são trabalhadas no currículo da escola de um modo reducionista, haja vista a presença de preconceitos e desvalorização por parte da escola e da comunidade, como também por  professores.

Palavras-chave: Lutas. Educação Física. Educação. PIBID.