Renata da Penha Coelho Mata
Professora da Educação
Infantil pela secretaria Municipal de Educação em Rondonópolis. Mestre em
Educação, renata_penha_mata@hotmail.com
Sandra Maisa Pina Borges
Professora da Educação Infantil pela secretaria
Municipal de Educação em Rondonópolis. Especialista na área da Educação
Infantil. sandramaisa@hotmail.com
Elisabete Sena Nogueira Luna
Professora da Educação Infantil pela secretaria
Municipal de Educação em Rondonópolis. Especialista. lunaelizabete@hotmail.com
Aparecida Mitie Sassagima
Professora da Educação Infantil pela secretaria
Municipal de Educação em Rondonópolis. Especialista. aparecidamitie@hotmail.com
Dayane Teresinha Braz de Freitas
Professora da Educação Infantil pela secretaria
Municipal de Educação em Rondonópolis. Especialista. daianebrazroo@gmail.com
Ernestina Nogueira da Motta
Professora da Educação Infantil pela secretaria
Municipal de Educação em Rondonópolis. Especialista. Eernestinanogueira@hotmail.com
RESUMO
O presente texto resulta de leituras referentes ao tema
crianças e Ciências Naturais Os moldes que englobam e transcendem a história, a
antropologia, a sociologia, a filosofia e até a própria psicologia precisam
resultar em uma concepção de criança que interaja e produza cultura no e com o
meio em que se situa. Vale ressaltar ainda, que o currículo da Educação
Infantil precisa estar conectado às concepções de mundo, garantindo que a
produção desta cultura se revele em todos os espaços em que a criança circula
dentro do ambiente escolar. A concepção de Educação Infantil mostrou avanços a
partir da LDB (1996), definindo uma educação voltada para a criança,
considerando-a como sujeito histórico e de direitos. Em 1998, o RCNEI, chega no
sentido de orientar o trabalho do professor, direcionando o currículo a ser
trabalhado.
Palavras-chave: Ciências Naturais. Currículo. Criança.