DOI: 10.5281/zenodo.13825682

 

 Luan Inácio da Silva

Licenciado em Educação Física e Especialista em Educação Física Escolar pela ASCES-UNITA, Especialista em Educação Física e Psicomotricidade pela Unopar e Graduando em Pedagogia na UFPE Caruaru

 E-mail: luan.edf.silva@gmail.com

 

 Matheus Henrique Maciel

Professor de Educação Física. Licenciado em Educação Física (ASCES-UNITA), Especiliasta em Educação Física Escolar.

E-mail: matheushenrique_7@hotmail.com

 

Rafael Guimarães Silva 

Licenciado em Educação física e Especialista em Educação física Escolar pela ASCES-UNITA, Bacharel em Educação física e Especialista em Educação física Escolar pela UNOPAR. E-mail: rafael__guimaraes07@hotmail.com

 

Eidy Keely Rodrigues da Mota Silveira

Licenciada em Educação Física (Universidade Federal Rural de Pernambuco-UFRPE), Especialista em Educação Física Escolar pela Faculdade Iguaçu, Especialista em Educação com ênfase em Gestão, Coordenação e Inspeção Escolar pela Famart. Complementação pedagógica em Ciências da Natureza Plena pela FASESP. E-mail: eidykeelyr@gmail.com

 

RESUMO

Através dos tempos as práticas esportivas ganharam diversos significados, seguindo os traços das culturas que pertencia. Podemos compreender sua origem, onde práticas que hoje consideramos como esportivas eram praticadas, mas sem essa distinção. O apogeu do esporte foi na Grécia Antiga, onde iniciou-se as Olimpíadas da Antiguidade, com diversas modalidades, que permeiam e foram se adaptando com o tempo. Adiante no tempo, na Revolução Industrial, as práticas esportivas da ginástica ganharam ênfase com propósitos de “produzir” os funcionários para aguentarem a jornada de trabalho. Não demora muito e o esporte entra no currículo escolar. No Brasil através das Lei de Diretrizes e Bases da Educação, com diferentes objetivos. Mas com qual concepção o esporte está sendo trabalhado na atualidade? A referente pesquisa é um estudo de campo, descritivo, transversal, e quali-quanti, onde foram pesquisados dez professores de Educação Física das escolas de ensino fundamental da cidade de Toritama-PE. Notou-se bastante influência de tendências tradicionais e algumas dificuldades como: falta de espaço adequado, excesso de competitividade, aulas no contraturno e entre outras. Apesar disso, notou-se um grande avanço das tendências progressistas e significado do esporte escolar. Onde entendemos essa mudança como significativa perante o histórico da Educação Física escolar e educação brasileira, onde por vezes era trabalhada de forma excludente, seguindo os passos do tradicionalismo enraizado por muito tempo na educação escolar de modo geral.

Palavras-chave: Educação. Educação Física. Escola. Esportes.