DOI: 10.5281/zenodo.13958835

 

Maria José Bestete de Miranda

Pedagoga. Doutoranda em Ciências da Educação - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS). Asunción (Paraguai). E-mail: mariajosebestete@yahoo.com.br.

 

Joelina de Almeida Peixoto Bestete

Pedagoga. Mestranda em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS). Asunción (Paraguai).

 

Sérgio Rodrigues de Souza

Pedagogo. Doutorando em Ciências da Educação - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS). Asunción (Paraguai). srgrodriguesdesouza@gmail.com.

 

RESUMO

O ensino a distância desempenha atualmente um papel crucial na universalização do conhecimento. Sua relevância científica encontra-se no fato de discutir um tema focado em uma política pública e que necessita ser melhor avaliada a fim de orientar investimentos em todos os sentidos, destacadamente, no campo didático. Sua relevância social se apresenta na condição de mostrar à população, quais opções os estudantes possuem na hora de suas escolhas quanto a uma carreira e em qual modalidade prefere estudar. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, fundamentada em uma revisão sistemática, com o objetivo de aprofundar sobre o tema em si. A escolha e implementação de ferramentas tecnológicas também desempenham um papel crucial no sucesso do ensino a distância, sendo que a eficácia dessas ferramentas está intrinsecamente ligada à sua capacidade de oferecer uma experiência de aprendizado robusta e envolvente. Esse estudo, tem como objetivo geral avaliar o ensino a distância como uma ferramenta eficaz ou não para a aprendizagem. Os resultados evidenciados pela maioria dos estudos mostraram que o desempenho dos alunos em termo de suas notas, que optaram pelo ensino a distância, foi inferior comparada ao desempenho dos alunos que optaram pelo ensino presencial tradicional. Portanto, conclui-se com base nos estudos que o ensino a distância impactou de forma negativa a aprendizagem acadêmica dos alunos.

Palavras-chave: Aprendizagem online. Desafios da educação a distância. Inovação pedagógica.