Maria José Bestete de
Miranda
Pedagoga.
Doutoranda em Ciências da Educação - Facultad Interamericana de Ciencias
Sociales (FICS). Asunción (Paraguai). E-mail: mariajosebestete@yahoo.com.br.
Joelina de Almeida
Peixoto Bestete
Pedagoga.
Mestranda em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias
Sociales (FICS). Asunción (Paraguai).
Sérgio Rodrigues de
Souza
Pedagogo.
Doutorando em Ciências da Educação - Facultad Interamericana de Ciencias
Sociales (FICS). Asunción (Paraguai). srgrodriguesdesouza@gmail.com.
RESUMO
O ensino a distância
desempenha atualmente um papel crucial na universalização do conhecimento. Sua
relevância científica encontra-se no fato de discutir um tema focado em uma
política pública e que necessita ser melhor avaliada a fim de orientar investimentos
em todos os sentidos, destacadamente, no campo didático. Sua relevância social
se apresenta na condição de mostrar à população, quais opções os estudantes
possuem na hora de suas escolhas quanto a uma carreira e em qual modalidade
prefere estudar. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, fundamentada em uma
revisão sistemática, com o objetivo de aprofundar sobre o tema em si. A escolha e implementação de ferramentas tecnológicas
também desempenham um papel crucial no sucesso do ensino a distância, sendo que
a eficácia dessas ferramentas está intrinsecamente ligada à sua capacidade de
oferecer uma experiência de aprendizado robusta e envolvente. Esse
estudo, tem como objetivo geral avaliar o ensino a distância como uma
ferramenta eficaz ou não para a aprendizagem. Os resultados evidenciados pela
maioria dos estudos mostraram que o desempenho dos alunos em termo de suas
notas, que optaram pelo ensino a distância, foi inferior comparada ao
desempenho dos alunos que optaram pelo ensino presencial tradicional. Portanto,
conclui-se com base nos estudos que o ensino a distância impactou de forma
negativa a aprendizagem acadêmica dos alunos.
Palavras-chave: Aprendizagem online. Desafios da educação a distância. Inovação pedagógica.