DOI: 10.5281/zenodo.14210754

 

Renata da Penha Coelho Mata

Professora da Educação Infantil pela secretaria Municipal de Educação em Rondonópolis. Mestre em Educação, renata_penha_mata@hotmail.com

 

Anailda Nunes Ferreira Queiroz

Professora da Educação Infantil pela secretaria Municipal de Educação em Rondonópolis. Especialista. anaildanunesferreira@hotmail.com

 

Sandra Maisa Pina Borges

Professora da Educação Infantil pela secretaria Municipal de Educação em Rondonópolis. Especialista na área da Educação Infantil. sandramaisa@hotmail.com

 

Elisabete Sena Nogueira Luna

Professora da Educação Infantil pela secretaria Municipal de Educação em Rondonópolis. Especialista. lunaelizabete@hotmail.com

 

Beatriz Oliveira Cassimiro

Professora da Educação Infantil pela secretaria Municipal de Educação em Rondonópolis. Especialista. biaoliver@hotmail.com

 

Lidiane da Silva Rocha de Souza

Professora da Educação Infantil pela secretaria Municipal de Educação em Rondonópolis. Especialista. lidianesilvarocha665@hotmail.com

 

 

RESUMO

O presente texto resulta de duas pesquisas de mestrado em educação, realizada no município de Rondonópolis-MT. Foram leituras referentes ao tema do emparedamento da infância e sobre os corpos das crianças na Educação Infantil. Trata sobre a importância de se (re) pensar os espaços de referência das unidades que acolhem a infância. Espaços estes onde as crianças passam boa parte de suas vidas e onde constroem e protagonizam seus próprios conhecimentos. Neste sentido, buscamos problematizar acerca das práticas significativas que os espaços ao ar livre propiciam às crianças, da Educação Infantil, do município de Rondonópolis, onde a natureza se encontra na vida cotidiana das crianças na Educação Infantil. Para realizar essa pesquisa, utilizamos a abordagem qualitativa, com característica bibliográfica, fundamentada em teóricos que dialogam sobre aproximação da criança com a natureza, como Lea Tiriba (2018), Gandhy (2016), Louv (2018). A pesquisa nos possibilitou um olhar sensível e reflexível aos espaços educativos em que nossas crianças estão inseridas cotidianamente, e sobre a cultura e concepções que os profissionais da educação infantil tem sobre o desemparedamento da infância, uma reflexão ao desemparedar dos corpos e a inclusão das crianças nos espaços ao ar livre, portanto, mais próximos do contato com a natureza.

Palavras-chave: Natureza. Criança. Educação Infantil.