Lariza dos Santos Nolêto
Licenciada em Educação
Física pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA); Pós-graduanda em Educação
Física Escolar com ênfase em Educação Especial pela Faculdade Venda Nova do
Imigrante (FAVENI). E-mail: dssnoleto@hotmail.com
RESUMO
Este
artigo apresentou alguns problemas com relação a educação e inclusão escolar. O
objetivo geral constitui investigar a relação entre educação e inclusão, por
meio de reflexões sobre possíveis transformações no ambiente escolar e na
formação de professores. Como objetivos específicos, o estudo: revisará as
transformações fundamentais permitidas para a prática da Educação Inclusiva;
verificará a relação existente entre Educação Inclusiva e formação de
professores; considerará o papel da escola com relação à Educação Inclusiva; e
avaliará o papel do professor diante do desafio da inclusão. Este é um estudo
qualitativo, desenvolvido a partir de uma revisão exploratória da literatura. O
estudo revela que, para a Educação Inclusiva, seria necessário implementar, no
nível educacional, mudanças no sistema educacional começando pela
aceitabilidade da escola para crianças com deficiência no âmbito escolar.
Palavras-chave: Educação. Educação Física. Educação Especial. Inclusão.