Amanda Cristine Modesto Barros
Mestre em História,
Crítica e Educação em Artes pelo PPGARTES/UFPA. Licenciada em Artes Visuais
pela UFPA. Professora do município de Ananindeua-PA. Ilustradora e Quadrinhista
da Amazônia. E-mail: amandabarros.ufpa@gmail.com
Márcia Mariana Bittencourt Brito
Doutora em Educação pela
UNB. Mestre em Educação pela UFPA. Especialista em Educação Superior. Coordena
o Grupo de Estudo e Pesquisa em Arte, Educação, Cultura e Interdisciplinaridade
na Amazônia – CABANA. Professora da FAV/UFPA. Professora do PPGARTES/UFPA.
E-mail: marciabit@ufpa.br
RESUMO
Esta
pesquisa realizou um levantamento de dados, entre 2019 a 2023, sobre as
Licenciaturas em Artes Visuais da região Norte do Brasil, com ênfase no estado
do Pará. As informações, são o resultado parcial da pesquisa de doutorado “A
Práxis Educativa na Licenciatura em Artes Visuais da UFPA: O Olhar
Histórico-Crítico de uma egressa” em colaboração com o mapeamento realizado
pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Arte, Educação, Cultura e
Interdisciplinaridade na Amazônia – CABANA, do Programa de Pós-graduação em
Artes/PPGARTES da Universidade Federal do Pará/UFPA. As reflexões propostas
neste estudo partem do olhar de uma egressa que esteve na graduação entre 2012
e 2016, e que se fundamenta teoricamente nas propostas progressistas e
emancipatórias, acreditando-se na eficácia de métodos de ensino/aprendizagem
significativos e que promovam a transformação das realidades sociais. A partir
dos métodos de pesquisa quantitativas, é produzido o estudo qualitativo das
informações coletadas, compreendendo-se o contexto da formação inicial, o
mercado de trabalho e a carência de informações sobre instituições privadas e
redes de ensino a distância. Nesse estudo, utiliza-se a epistemologia da práxis
educativa, a partir da metodologia proposta pelo materialismo
histórico-dialético, a qual conduz as reflexões a Formação Inicial em Artes
Visuais no Norte do Brasil.
Palavras-chave: Licenciatura em Artes Visuais. Arte/Educação no Norte. Formação de Professores.