DOI: 10.5281/zenodo.14458045

 

Lariza dos Santos Nolêto

Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA); Pós-graduanda em Educação Física Escolar com ênfase em Educação Especial pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). E-mail: dssnoleto@hotmail.com

 

RESUMO

Este artigo visa analisar a relevância e as contribuições da psicomotricidade para o progresso da aprendizagem na Educação Infantil. A psicomotricidade desempenha um papel fundamental no crescimento intelectual, motor, social e em outras formas de interação. Assim, a entrada da criança na escola proporciona uma oportunidade de socialização além do lar, uma vez que ela se desenvolve por meio de diversas atividades. É importante ressaltar que a ausência dessa habilidade pode impactar negativamente o aprendizado da leitura e da escrita em crianças que estão começando sua trajetória escolar. Contudo, para que ocorra um progresso efetivo, o processo de adaptação é essencial para atingir os objetivos estabelecidos em suas várias dimensões. Esta pesquisa é de natureza bibliográfica e básica, pois buscou aprofundar e entender melhor a teoria. Como resultado, observou-se que a eficácia desse método se dá quando é executado com qualidade e dedicação.

Palavras-chave: Psicomotricidade. Educação Infantil. Aprendizagem. Desenvolvimento psicomotor.